Gerado Automaticamente pelo URLibService


Prefácio

IX Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto - SBSR
Santos - SP, 11-18 de setembro de 1998


 

Caro(a)s Colegas:

É com enorme satisfação que lançamos, aqui, a versão digital dos anais contendo os trabalhos aprovados e apresentados no IX Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (SBSR), realizado em Santos - SP em setembro de 1998. Com esta iniciativa, estamos promovendo a possibilidade de divulgar ainda mais os avanços nas áreas de sensoriamento remoto e geoprocessamento desenvolvidas no País e fora dele.

Como já se tornou tradicional, os trabalhos selecionados e outras informações relevantes vêm sendo, apresentados na forma de CD-ROM que, apesar das inúmeras vantagens que apresenta, limita a consulta àqueles que têm acesso ao mesmo. Assim sendo, um esforço concentrado foi feito no sentido de tornar possível a divulgação dos trabalhos de maneira a torná-la acessível ao maior número possível de interessados.

O IX SBSR foi um evento marcante. O Simpósio conseguiu estimular importantes discussões científicas nas áreas de sensoriamento remoto e geoprocessamento, colocando o País na agenda daqueles que vêm prestando contribuições significativas nesses setores. Adicionalmente, a participação efetiva de jovens pesquisadores de iniciação científica, que apresentaram seus trabalhos em um fórum especial criado para este fim, representou o reconhecimento dos organizadores da necessidade de promover estímulos concretos para a motivação de uma nova geração de pesquisadores no País.

Enfim, os cursos, mesas redondas, sessões plenárias, workshops, pôsteres e outros eventos paralelos desenvolvidos durante o evento permitiram, no seu conjunto, que o mesmo fosse coroado de êxito. Este êxito, entretanto, só foi possível através da efetiva participação da comunidade brasileira atuante nas áreas de sensoriamento remoto e geoprocessamento. Assim sendo, expressamos aqui o nosso muito obrigado a todos aqueles que, direta ou indiretamente, contribuíram para o sucesso de mais esta iniciativa.


José Carlos Neves Epiphanio