POLÍTICAS EDITORIAIS

O SBSR (Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto) está comprometido em manter os mais altos padrões de integridade na publicação acadêmica. As seguintes políticas sobre ética e má conduta em publicações baseiam-se nos princípios de transparência e nas melhores práticas em publicações acadêmicas, conforme delineado pelo Comitê de Ética em Publicações (COPE).

Essas políticas se aplicam a todas as partes envolvidas no processo de publicação (autores, editores, revisores e membros das equipes organizadora e editorial) e refletem o compromisso do SBSR com as práticas éticas na publicação científica.

i) Políticas do SBSR sobre autoria e contribuição:

É responsabilidade coletiva de todos os indivíduos que conduziram o trabalho determinar quem deve ser listado como autor e a ordem em que os autores devem ser listados.

O editor do SBSR não decidirá sobre a ordem de autoria e não poderá arbitrar disputas de autoria. Em caso de disputas não resolvidas entre os autores, a(s) instituição(ões) onde o trabalho foi realizado será(ão) solicitada(s) a investigar.

Os autores devem estar preparados para fornecer informações sobre financiamento à Secretaria do SBSR, se solicitado. A não divulgação de informações sobre financiamento pode, em alguns casos, ser considerada má conduta e resultar em medidas corretivas para garantir a integridade do registro acadêmico. Avisos de correção ou retratação (conforme apropriado) podem ser necessários para artigos publicados que apresentem imprecisões ou informações importantes ausentes na declaração de financiamento. Não há taxas para submissão e publicação nos Anais do SBSR.

ii) Como o SBSR lidará com reclamações e recursos:

Os autores precisam fornecer evidências sólidas ou novos dados/informações em resposta aos comentários do editor e dos revisores.>

Os artigos acadêmicos têm natureza opinativa; um recurso tem menos probabilidade de anular a decisão do editor. Isso inclui pontos de vista e comentários nos quais o julgamento editorial sobre legibilidade e relevância tem maior peso.

De qualquer forma, todos os artigos com base em opinião devem ser baseados em evidências e totalmente referenciados. Para artigos com base em opinião, você deve sempre apresentar suas evidências e explicar como elas o levaram a formar sua opinião.

Os editores do SBSR não esperam recursos frequentes e raramente revertem suas decisões originais. Portanto, se você receber uma decisão de rejeição do seu manuscrito, é altamente recomendável que você o submeta a outro periódico. A decisão de rejeitar um manuscrito para publicação frequentemente envolve o julgamento de prioridade/importância do editor do SBSR. Esses são aspectos que os autores geralmente não podem abordar por meio de um recurso. No entanto, se você acredita que há motivos para um recurso genuíno, siga as instruções abaixo.

- Descreva detalhadamente por que você discorda da decisão. Forneça respostas específicas a quaisquer comentários do editor e/ou dos revisores que tenham contribuído para a decisão de rejeição.

- Forneça quaisquer novas informações ou dados que você gostaria que a SBSR levasse em consideração.

- Forneça evidências se você acredita que um revisor cometeu erros técnicos na avaliação do seu manuscrito.

- Inclua evidências se você acredita que um revisor possa ter um conflito de interesses.

Após receber o recurso, os editores do SBSR podem envolver quaisquer editores associados que tenham conduzido a revisão por pares da submissão original. Os editores do SBSR podem confirmar sua decisão de rejeitar o manuscrito, solicitar uma revisão do manuscrito ou buscar um novo par para o manuscrito original.

iii) Políticas do SBSR sobre conflitos de interesse/interesses conflitantes:
Você e todos os seus coautores devem declarar quaisquer interesses conflitantes que sejam, ou possam ser razoavelmente percebidos como, relevantes para o artigo.

Um interesse conflitante pode ocorrer quando você (ou seu empregador, patrocinador ou familiares/amigos) mantém um relacionamento financeiro, comercial, jurídico ou profissional com outras organizações, ou com as pessoas que trabalham com elas, que possa influenciar a pesquisa ou a interpretação dos resultados.

Os interesses conflitantes podem ser de natureza financeira ou não financeira. Para garantir a transparência, você também deve declarar quaisquer associações que possam ser percebidas por terceiros como um interesse conflitante.

iv) Políticas do SBSR sobre compartilhamento e reprodutibilidade de dados:

Os autores são incentivados a compartilhar ou disponibilizar quaisquer dados e materiais que apoiem os resultados ou análises apresentadas em seu manuscrito. Observe que os dados só devem ser compartilhados se for eticamente correto, desde que isso não viole a proteção de seres humanos ou outras questões éticas, de privacidade ou de segurança válidas.

A pesquisa deve ser comunicada de forma a apoiar a verificação e a reprodutibilidade e, como tal, incentivamos os autores a fornecer descrições abrangentes da justificativa, do protocolo, da metodologia e da análise da pesquisa.

Para auxiliar os autores nesse processo, foram desenvolvidas diversas diretrizes de relato consensual específicas para o desenho do estudo, e recomendamos que você as utilize como orientação antes de submeter seu manuscrito.

v) Política do SBSR sobre supervisão ética:

Práticas éticas de pesquisa exigem que os pesquisadores sejam vigilantes para garantir que seu trabalho minimize riscos e evite danos. Os pesquisadores também têm a obrigação ética de serem transparentes sobre seus métodos de pesquisa, de forma que editores, revisores e leitores possam avaliar seu trabalho de forma justa e adequada.

Observe que, para pesquisas interdisciplinares e de métodos mistos, os pesquisadores devem decidir quais diretrizes são relevantes com base no tipo de pesquisa que estão conduzindo.

A SBSR não tolerará qualquer tipo de assédio a nossos autores, editores, revisores, equipe ou fornecedores.

A SBSR espera trabalhar em um ambiente de respeito mútuo e trabalhará com a equipe de ética e a equipe jurídica designadas para lidar com quaisquer casos de assédio.

Conselhos para pesquisadores que sofrem assédio: Como pesquisador, você deve esperar que seu trabalho seja escrutinado pelo público, formuladores de políticas e ativistas. No entanto, alguns pesquisadores que trabalham com temas de alto perfil que geram controvérsia também foram alvos de assédio online.

A SBSR não tolera má conduta científica, como plágio, fabricação ou falsificação de dados, publicação duplicada ou autoria indevida. Qualquer suspeita de má conduta será investigada pela equipe editorial e poderá resultar na rejeição ou retratação do artigo, notificação às instituições dos autores e outras ações corretivas necessárias para preservar a integridade do registro científico.

vi) Política de propriedade intelectual do SBSR:

Você deve obter a permissão necessária para reutilizar material de terceiros em seu artigo. Esses materiais podem incluir, entre outros, texto, ilustrações, fotografias, tabelas, dados, áudio, vídeo, fotos de filmes, capturas de tela ou notação musical.

O uso de pequenos trechos de texto e alguns outros tipos de material geralmente é permitido, de forma limitada, para fins de crítica e revisão, sem a obtenção de permissão formal. Se desejar incluir em seu manuscrito qualquer material do qual não detém direitos autorais e que não esteja coberto por este acordo informal, você precisará obter a permissão por escrito do detentor dos direitos autorais antes da submissão.

vii) Opções do SBSR para discussões e correções pós-publicação.

Quaisquer alterações necessárias após a publicação de um manuscrito serão feitas após análise criteriosa pelo SBSR e acompanhadas de um aviso pós-publicação, que será permanentemente vinculado ao artigo original. Isso pode ser na forma de um Aviso de Correção, uma Expressão de Preocupação, uma Retratação e, em raras circunstâncias, uma Remoção. O objetivo desse mecanismo de fazer alterações permanentes e transparentes é garantir a integridade do registro acadêmico.



APRESENTAÇÃO


NORMAS PARA SUBMISSÃO


NORMAS PARA APRESENTAÇÃO


CORPO EDITORIAL


POLÍTICA EDITORIAL


EDIÇÕES


CONTATO